Colégio Clarice Lispector
Psicologia Desportiva
Trabalho de Educação
Física
Prof: André
Aluno:Carlos Nei
1º ano E. M.
Nº: 9
Rolim de Moura-Ro 01/11/13
PSICOLOGIA DESPORTIVA
A Psicologia
Desportiva é inteiramente empenhada e dedicada à implementação de estratégias
e processos mentais de êxito na atividade esportiva, com o objetivo de melhorar
a performance e o rendimento. A ideia que suporta a nossa abordagem referente à
Psicologia do esporte e mais especificamente à implementação do treino mental
no treino esportivo é a de que para qualquer atleta e em qualquer esporte são
necessárias cinco componentes para atingir o máximo rendimento ou óptima
performance: física, técnica, táctica, mental e pessoal.
A Escola Psicologia desenvolveu e construiu um modelo de desenvolvimento
do treino, integrando os processos mentais na atividade esportiva e adequados
às componentes pessoais, constituindo uma perspectiva inovadora intitulada de
Treino Composto. No entanto este tipo de treino inovador para o sucesso promove
e dá ênfase à colaboração nas cinco áreas.
Apesar de não poder dissociar-se os processos mentais dos físicos, os
atletas e seus treinadores passam grande parte se não a totalidade do tempo,
apenas a praticar os aspectos técnicos do seu esporte (rematar, lançar ao
cesto, serviços no ténis, passes de bola, desenvolvimento da força, gestos
técnicos, etc.) e passam pouco tempo, ou nenhum no treino integrado dos
processos mentais na atividade esportiva. A ausência do treino dos processos
mentais não tem a ver com relutância, mas por vezes com falta de conhecimento
de como praticar, desenvolver e levar em consideração os processos mentais. Em
qualquer esporte a parte técnica e física é extremamente importante, mas o
treino dos processos mentais torna-se necessário para complementar e potenciar
as outras áreas e assim poder atingir o melhor rendimento possível ou óptima
performance em treino e competição.
ESTRATÉGIAS MENTAIS DE ÊXITO
Caso for um atleta e estiver treinando bem, no entanto em competição não
consegue efetivar uma boa performance. Se a sua equipe não está rendendo como
deveria, ou existe falta de rendimento em alguns atletas, a Psicologia
Esportiva, presta serviços em modalidade individual e em grupo, a atletas, às
equipas, a treinadores ou à equipa técnica, com o propósito de atingir os objetivos
de quem nos procura. A Psicologia Esportiva é totalmente empenhada em torná-lo
no melhor atleta ou equipe possível.
PROGRAMAS que POTENCIAM O RENDIMENTO ESPORTIVO
§ Providenciar programas
de treino focado nas necessidades individuais e de acordo com os objetivos dos
atletas ou equipes
§ Trabalhar em
conjunto com outros profissionais para garantir que receba o treino mais
adequado
§ Aprender
estratégias mentais de êxito que potenciam o rendimento desportivo
PORQUE DEVO IMPLEMENTAR UM PROGRAMA DE TREINO MENTAL
NO TREINO DESPORTIVO?
Para melhorar a performance e o rendimento. Esta é a razão mais
plausível para nos consultar. De uma forma geral a melhoria da performance pode
ser alcançada através da aprendizagem do Treino Composto que potencia quem já
possui um desempenho válido, como ajuda a quem possui fracos desempenhos ou a
ultrapassar os obstáculos que impedem o desenvolvimento de um óptimo
rendimento.
UM OLHAR SOBRE O PROCEDIMENTO
Aquisição e implementação da informação
para o desenvolvimento dos processos mentais de êxito:
§ 1. Aquisição do
Perfil de Competências Atléticas para completo entendimento das necessidades
específicas do atleta.
§ 2. Conhecimento
detalhado das exigências particulares da modalidade esportiva.
§ 3. Integração da informação
relevante com o objetivo de identificar os fatores psicológicos críticos que
afetam o desempenho.
§ 4. Integração da informação
relevante com o objetivo de potenciar as estratégias positivas já existentes.
§ 5. Feedback dos
treinadores com integração na abordagem da Psicologia.
§ 6. Implementação
das estratégias mentais de êxito com base nos procedimentos do Treino Composto.
§ 7. Desenvolvimento
das estratégias mentais competitivas mais efetivas e específicas para os
atletas.
§ 8. Follow-up e
avaliação de impacto no rendimento dos atletas.
Sports Psychology is fully committed and dedicated to implementing strategies and mental processes of successful sports activity , aiming to improve the performance and yield . The idea that supports our approach regarding the psychology of sport and more specifically the implementation of mental training in sports training is that for any athlete in any sport and requires five components to achieve maximum yield and optimum performance : physical , technical , tactical , mental and personal.
The School Psychology developed and built a model of development training , integrating mental processes in sport activity and suited to personal components , providing an innovative perspective entitled Training Compound . However this type of innovative training for success promotes and emphasizes cooperation in five areas .
Although you can not dissociate the mental processes of the physical , the athletes and their coaches spend most if not all the time, just to practice the technical aspects of their sport ( shoot , throw the basket, services in tennis , passes ball, force development , technical gestures , etc. . ) and spend little time or no training in integrated mental processes in sports. The lack of training of mental processes has to do with reluctance , but sometimes with a lack of knowledge of how to practice , develop and take into account the mental processes . In any sport the technical and physical health is extremely important , but the training of the mental processes it is necessary to complement and enhance other areas and thus to achieve the best possible performance and optimal performance in training and competition .
Referências bibliográficas
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