domingo, 10 de novembro de 2013

Fisiologia 1º Ano E.M

LUCAS SILVA BERNARDO



 INTRODUÇÃO
 A fisiologia humana é o ramo da ciência que se preocupa com o estudo do funcionamento e equilíbrio do corpo humano, assim, destina-se a explicar os fatores físicos e químicos que estão envolvidos com a origem e propagação da vida humana. Neste contexto, a fisiologia inicia seus estudos com as células que compõem os órgãos, após busca decifrar o equilíbrio harmônico, de vários órgãos em conjunto, do funcionamento dos sistemas orgânicos. Mas não bastaria apenas entender o equilíbrio funcional celular e sistêmico, sem voltar o olhar para o ambiente em que tais células estão dispersas: o meio interno. Sendo assim, com o estudo da fisiologia objetiva-se perpassar por esses vários cenários orgânicos. 


DESENVOLVIMENTO
 No começo dos anos 1990, quando o último dos estudos agraciados com o Nobel foi realizado, a intenção dos pesquisadores era explicar a extrema regularidade e precisão com que as células humanas são capazes de transportar e secretar substâncias. Randy Schekman explicou a genética por trás do processo, James Rothman mostrou como essas substâncias são entregues exatamente nos lugares que devem atingir e Thomas Südhof, como elas são liberadas nos momentos exatos em que teriam algum efeito. Juntos, descortinaram o processo complexo pelo qual as células transmitem moléculas produzidas dentro delas para o resto do corpo. Isso serve tanto para as células que produzem hormônios, como a insulina, quanto os neurônios, que se comunicam pela emissão de neurotransmissores. As pesquisas básicas, que apenas descrevem os mecanismos estudados e não possuem grandes consequências práticas, nem sempre são reconhecidas com o Nobel de Medicina. Foi o que aconteceu com os três pesquisadores nas primeiras décadas após seus estudos. Os avanços da ciência nos últimos anos, no entanto, têm permitido que os cientistas consigam manipular esse mecanismo no interior das células, levando ao surgimento de uma série de estudos que prometem acarretar no desenvolvimento de novos remédios e tratamentos. Os cientistas descreveram um mecanismo celular muito básico. No decorrer dos últimos vinte anos, esse princípio já foi usado para desenvolver uma série de áreas da medicina, como a endocrinologia e a neurologia, e aumentou a possibilidade de se criar novas drogas para tratar uma série de doenças Um dos tratamentos que pode se beneficiar do conhecimento revelado pelos pesquisadores é o da diabetes. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose presente no sangue. Ela costuma ser produzida dentro das células beta do pâncreas, que a transportam e secretam por meio do mecanismo descoberto pelos cientistas. No diabetes, algo impede que a célula responda ao aumento de glicose no sangue e emita o hormônio. Do mesmo modo, laboratórios ao redor do mundo se miram nesse mecanismo para tratar uma série de disfunções neurológicas. A comunicação entre os neurônios acontece pela emissão de neurotransmissores, substâncias produzidas no interior das células nervosas e transmitidas para a célula seguinte, numa longa cadeia. Esse processo é muito rápido e preciso. No comando de um movimento da perna, por exemplo, ele é realizado por todos os neurônios entre o cérebro e os músculos em instantes. Um problema qualquer que ocorra nessa comunicação pode dar origem a sérias disfunções. Por isso, os pesquisadores têm estudado intervenções nesse mecanismo que possam dar origem a uma série de tratamentos contra doenças neurológicas. Assim, como é de costume nas ciências biológicas, o que antes era apenas uma pesquisa básica começa ser levado aos laboratórios e promete chegar às farmácias e consultórios médicos nos próximos anos.


FISIOLOGIA NOS ESPORTES
 A fisiologia pode ser definida como uma área que procura investigar como as estruturas e funções de nosso organismo se alteram quando realizamos o exercício agudo ou crônico, enquanto que a aplicação destes conhecimentos ao esporte, denomina-se fisiologia do esporte, uma subárea da fisiologia do exercício. Atualmente, muitos parâmetros têm sido utilizados na avaliação, prescrição e determinação dos efeitos do treinamento aeróbio. Dentre os parâmetros que utilizam métodos diretos, destacam-se o limiar anaeróbio (Lan) e o consumo máximo de oxigênio (VO2max). O Lan ganhou destaque na área de treinamento esportivo devido, principalmente, ao rápido ajuste desse parâmetro frente a modificações do treinamento e à baixa correlação encontrada entre a quantificação do VO2max e a predição de performance aeróbia em. Além disso, é um método mais fidedigno em relação à validade ecológica do teste e que apresenta menor custo operacional, quando comparado ao VO2max. Apesar de ser invasivo, tanto o volume de sangue coletado (25 µl por amostra), como a utilização de procedimentos simples de higiene e assepsia, excluem do teste pela lactacidemia qualquer risco à saúde de avaliadores e avaliados, o que normalmente conduz à aceitação de comitês de ética em pesquisa. Porém, a aplicação desses recursos não garante resultados positivos a todos os atletas, já que estes apresentam características fisiológicas, habilidades técnicas, comportamentos psicológicos e históricos de vidas diferentes. Mesmo sendo possível selecionar uma população de mesmo sexo, idade e aptidão física, e ainda, impor uniformidade de treinamento, moradia e dieta, numa tentativa de aproximar as características e eliminar ao máximo as diferenças individuais, ainda não seria possível, encontrarmos indivíduos com características genéticas e psicológicas idênticas. Embora, atualmente se conheça muito a respeito da importância da individualização da prescrição do treinamento para atletas de alto nível, devido à heterogeneidade intra-indivíduos, faz-se necessário uma reflexão crítica a respeito dos inúmeros estudos publicados e empregados em treinamento esportivo. Treinamento esportivo de alta performance: conhecimento científico e prático auxiliando o desempenho do atleta.


CONCLUSÃO Visto a grande importância que tem se tomado a monitoração e o controle do treinamento dentro da preparação dos atletas de alto rendimento, a procura por novas e boas metodologias passaram a ser exigidas e estudadas que além de ajudar o atleta, faz um esporte mais saudável, limpo e com segurança. 


REFERENCIAS http://www.efdeportes.com/efd95/perform.htm http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=538 dvdcardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário