domingo, 10 de novembro de 2013

Esteroides anabolizantes 1 ° ano E.M



                           COLÉGIO CLARICE LISPECTOR
                             1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO





                              Aluna: Izabelli Greco Pires





Esteroides anabolizantes







Rolim de Moura – R.O.
2013

                                 COLÉGIO CLARICE LISPECTOR



                                    Aluna: Izabelli Pires




Esteroides anabolizantes: e seus meios



Projeto de Trabalho de Educação  Física  apresentada como exigência parcial para obtenção da média bimestral.


Orientador: André Mioto.



Rolim de Moura – R.O.
2013

Língua vernácula
O uso de esteroides anabolizantes é predominantemente associado aos atletas de alta competição mas o seu uso é muito mais alargado, sendo mesmo preocupante o seu consumo inconsciente por parte dos adolescentes.
Estas substâncias são derivados da hormona masculina, a testosterona, em que o termo anabolizante significa que provoca aumento tecidular, nomeadamente muscular. Mas o incremento da síntese de proteínas também se verifica a nível genital, ósseo e dérmico. Daí que, as suas propriedades farmacológicas os viabilizem em diversos Usos terapêuticos como: anemias, osteoporose, doenças do foro ginecológico ou distúrbios do crescimento. No entanto devem-se ter precauções em individuos com complicações hepáticas, em diabéticos, na gravidez e aleitamento.
Podem ser administrados, principalmente, por via oral ou injectável.
Os efeitos secundários podem ser eventualmente graves, como a Hepatotoxicidade, que se apresenta com um quadro clínico e histológico característico e laboratorialmente com aumento significativo das enzimas hepáticas (ALT, AST, AP). Porém também afectam outros sistemas como endócrino/reprodutivo (onde se destacam os efeitos específicos do sexo), cardiovascular, nervoso, entre outros.
No âmbito da legislação internacional, destaca-se a World Anti Doping Agency, e a nível nacional o Conselho Nacional Antidopagem, que visam dotar o sistema desportivo de instrumentos jurídicos mais eficazes na prevenção e combate ao “doping”.
É importante informar, educar e divulgar sobre o uso destas substâncias para optimizar as respostas, face aos futuros problemas de saúde que a elas poderão estar associados.

  

Lingua estrangeira:
The use of anabolic steroids is predominantly associated with elite athletes but their use is much broader , and even disturbing your unconscious consumption by adolescents .
These substances are derived from the male hormone testosterone, as the term means that causes increased anabolic tissue , including muscle . But the increase in protein synthesis also occurs at genital and dermal bone . Hence , their pharmacological properties enable them in various therapeutic uses such as anemia , osteoporosis, gynecological diseases or disorders of growth. However precautions should be taken in individuals with liver complications in diabetes , pregnancy and lactation .
They can be administered mainly by oral or injectable .
Side effects may possibly be serious, such as hepatotoxicity , which presents with a clinical picture and characteristic histologic and laboratory with a significant increase in liver enzymes ( ALT , AST , AP ) . But also affect other systems such as endocrine / reproductive ( where we highlight the specific effects of sex ) , cardiovascular , nervous , among others .
Under international law , there is the World Anti Doping Agency, and national level the National Anti-Doping aimed at providing sports system for more effective legal instruments to prevent and combat the " doping " .
It is important to inform, educate and disseminate about the use of these substances to optimize responses to face future health problems that they may be associated .
  




                                                 Introdução:
 O uso dos esteroides anabolizantes é predominantemente associado aos atletas de alta competição. São tomados por atletas de todo o tipo de desportos para melhorar o seu rendimento desportivo, nomeadamente, ao nível da força explosiva.
Sabe-se porém, que o uso destas substâncias é muito mais alargado, sendo igualmente utilizadas pela população em geral, não envolvida em qualquer tipo de prática desportiva. As razões que estão na origem deste consumo encontram-se relacionadas com a vontade de melhorar o rendimento a nível profissional, ou mesmo a nível social.
No entanto, o consumo dos esteroides anabolizantes começa a ser preocupante junto dos utentes dos ginásios e de alguns jovens que pretendem melhorar a sua imagem corporal através da obtenção de um corpo mais musculado. Em alguns países desenvolvidos, o uso destas substâncias constitui já um problema de saúde pública 







Desenvolvimento:
História:
Comentários de atletas profissionais da Grécia antiga sugerem que foi utilizada uma ampla variedade de substâncias esteroides naturais com o objetivo de promover crescimento androgênico e anabólico. Estes foram de extratos dos testículos até materiais de plantas. Remédios tradicionais em geral, tanto no Ocidente como na medicina Asiática contemporânea, contém várias substâncias que devem promover a virilidade e vários aspectos masculinos, mesmo que não totalmente com relação ao aumento dos músculos e da habilidade atlética tanto quanto desempenho sexual. Na medicina Chinesa tradicional, substâncias como chifre de alce, osso de tigre, bexiga e bílis de urso, ginseng e outras raízes e muito mais eram primariamente consumidos para ressaltar o organismo masculino. A ciência não recomenda estes métodos.
Acredita-se que os esteroides anabolizantes farmacêuticos modernos tenham sido descobertos inadvertidamente por cientistas alemães no começo da Década de 1930, mas quando foi descoberto ele não foi considerado significante o bastante para promover estudos posteriores. A primeira referência conhecida a esteroides anabolizantes nos EUA foi em uma carta ao editor da revista Strenght and Health em 1938. Na década de 1950, o interesse científico por eles foi aumentado, e Metandrostenolona (Dianabol) foi aprovada para uso nos Estados Unidos pela Administração de comida e drogas americana (FDA) em 1958 após vários testes com bons resultados foram conduzidos em outros países.
Ao longo dos anos 50, 60, 70 e até 80 havia a dúvida se os Esteroides Anabolizantes realmente tinham um efeito. Em um estudo no ano de 1972, uma parte dos participantes foi informada que eles receberiam injeções de esteroides anabólicos diariamente, mas ao invés disso lhes foi administrado placebo. A melhora de desempenho deles foi similar à dos participantes que tomaram compostos anabólicos de verdade. Este estudo teve muitas falhas incluindo controles inconsistentes e doses insignificantes. De acordo com Geraline Lin, um pesquisador do Instituto Nacional do Abuso de Drogas americano, até a época de publicação de livros em 1996, os resultados deste estudo ainda não haviam sido contestados e postos a teste, durante 18 anos.
No estudo de 1996 mencionado anteriormente que foi fundado pelo NIH americano ele examinou o efeito de altas doses de testosterona enanthate (600 mg/semana intramuscular por 10 semanas). Os resultados mostraram um claro aumento na massa muscular e diminuição da gordura corporal naqueles que tomaram testosterona ao invés de placebo. Nenhuma reação adversa foi percebida.
Congresso dos Estados Unidos, através da Lei de Controle de Esteróides Anabolizantes de 1990, colocou os anabolizantes na Lista III da Lei de Substâncias Controladas desse país (sigla em inglês CSA). A CSA define os esteroides anabolizantes como qualquer droga ou substância hormonal quimicamente e farmacologicamente relacionada à testosterona (que não seja estrógeno,progestina e corticosteróides) que promove o crescimento muscular.
No início dos anos 1990s, após a restrição de uso dos esteroides anabolizantes nos Estados Unidos, diversas companhias farmacêuticas pararam de produzir ou comercializar os produtos nesse país, incluindo a Ciba, Searle, Syntex e outras.
Em adição, um mercado inteiro para drogas falsificadas emergiu. Como nunca visto nos últimos 30 anos, os computadores, a Internet e os scanners tornaram fácil a falsificação e distribuição de produtos como se fossem legítimos, usando rótulos idênticos aos originais. O mercado foi inundado de produtos que continham de tudo, desde óleo vegetal até substâncias tóxicas. Usuários ingênuos injetavam essas drogas em si mesmos, e alguns deles morreram de causas como envenenamento e abscessos subcutâneos.
Em 20 de janeiro de 2005, a Lei de Controle de Esteróides Anabolizantes de 2004 dos EUA entrou em efeito, como emenda à Lei de Substâncias Controladas desse país, colocando os anabolizantes e pró-hormônios em uma lista de substâncias controladas, tornando a posse dessas drogas sem prescrição um crime federal.

Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética,inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.
Os esteroides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS. Os esteroides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese protéica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteroides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL),acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.
Hoje os esteroides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteróides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, "ciência-lixo" e concepções errôneas da população sobre seu uso. Os esteroides anabólicos são controlados em alguns países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Estes países possuem leis que controlam seu uso e distribuição.
Óleos para crescimento localizado
Uma atitude que vem espantando médicos e especialistas sobre o assunto é a aplicação localizada de óleos em pequenos grupos musculares. É normal que a maioria dos atletas possuam algum grupo muscular que não acompanhe o ritmo de crescimento dos outros músculos, sendo assim na metade dos anos 1990 Chris Clark anunciou uma invenção que revolucionaria o mundo da musculação.
Sua invenção realmente se tornou a solução para alguns, mas também se tornou um pesadelo para outros. O chamado Synthol é basicamente um óleo que causa uma inflamacão no músculo onde é aplicado. Mas não há nenhum processo anabólico envolvido, nenhum aumento de força ou energia. Quando se faz uso dessa prática o óleo que entra no músculo causa um grande estrago já que no momento em que entra em contato com as fibras musculares, estas são destruidas e o organismo tem como defesa cercar esse óleo com tecido adiposo. O óleo fica estagnado no local, formando um "tumor". No Brasil o Synthol não chegou a ser comercializado, mas foi substituído pelos conhecidos Potenay, ADE, Ganekyl, óleo mineral, Androgenol entre outros. As aplicações desses óleos até não são tão graves, mas o exagero começou a tomar conta dos usuários desses produtos. As aplicações que antes eram feitas raramente para "corrigir" o tamanho de um determinado músculo se tornaram frequentes, criando aberrações conhecidas no mundo inteiro como Gregg Valentino, que antigiu o maior perímetro de bíceps, mas também seu corpo se tornou motivo de chacota no mundo inteiro.

Efeitos anabólicos e de virilização

Os esteróides androgênicos anabólicos produzem tanto efeitos anabólicos e de virilização (também conhecidos como efeitos androgênicos).

A maioria dos esteroides anabólicos funciona de duas maneiras simultâneas. Primeiro, eles funcionam ao se ligar ao receptor andrógeno e aumentando a síntese protéica. Segundo, eles também reduzem o tempo de recuperação ao bloquear os efeitos no tecido muscular do hormônio do stress, o cortisol. Como resultado, o catabolismo da massa muscular corpórea é significativamente reduzido.

Exemplos dos efeitos anabólicos:

·         Aumento da síntese protéica a partir de aminoácidos

·         Aumento da massa e força muscular

·         Aumento do apetite

·         Aumento da remodelagem e crescimento ósseos

·         Estimulação da medula óssea, aumentando a produção de células vermelhas do sangue.
Exemplos dos efeitos de virilização/andrógenos:
·         Crescimento do clitóris (hipertrofia clitoriana) em mulheres e do pênis em meninos (o pênis adulto não cresce indefinidamente mesmo quando exposto a altas doses de andrógenos)
·         Aumento dos pelos sensíveis aos andrógenos (pêlos púbicos, da barba, do peito, e dos membros)
·         Aumento do tamanho das cordas vocais, tornando a voz mais grave
·         Aumento da libido
·         Supressão dos hormônios sexuais endógenos
·         Espermatogênese prejudicada.



Efeitos colaterais não desejados
Muitos andrógenos são capazes de serem metabolizados em compostos que podem interagir com outros receptores de hormônios esteroides como os receptores de estrógeno, progesterona e glicocorticoides, produzindo (geralmente) efeitos adicionais não desejados:
·         Possível pressão sanguínea elevada
·         Níveis de colesterol –Alguns esteroides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL. Isso pode aumentar o risco de ocorrer uma doença cardiovascular oudoença da artéria coronária em homens com alto risto de colesterol ruim.
·         Acne– Devido à estimulação das glândulas sebáceas
·         Conversão para DHT (Dihidrotestosterona). Isso pode acelerar ou causar calvície precoce e câncer de próstata.
·         Alteração da morfologia do ventrículo esquerdo – os AAS podem induzir a um alargamento e engrossamento desfavorável do ventrículo esquerdo, que perde suas propriedades de diástolequando sua massa cresce. Entretanto a relação negativa entre a morfologia do ventrículo esquerdo e o déficit das funções cardíacas têm sido discutida.
·         Hepatoxicidade – Causado particularmente por componentes de esteroides anabólicos orais que são 17-alfa-alquilados para que não sejam destruídos pelo sistema digestivo.
·         Crescimento excessivo da gengiva.
·         Agressividade;
·         Hipertensão;
·         Impotência e Esterilidade;
·         Insônia.
Efeitos colaterais em homens
·         Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante. Esses níveis também são resultado da taxa aumentada de conversão de testoterona em estrogênio via enzima aromatase.
·         Função sexual reduzida e infertilidade temporária.
·         Atrofia testicular – Efeito colateral temporário que é devido ao déficit nos níveis de testosterona natural que leva à inibição da espermatogênese. Como a maioria da massa do testículo tem com função o desenvolvimento do espermatozóide, o tamanho dos testículos geralmente retorna ao tamanho natural quando a espermatogênese recomeça, algumas semanas após o uso do esteróide anabólico ser cessado.



Efeitos colaterais em mulheres
·         Pêlos do corpo crescem
·         Voz fica mais grave (disfonia vocal)
·         Aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana)
·         Diminuição temporária nos ciclos menstruais


Efeitos colaterais em adolescentes
·         Crescimento comprometido – O abuso de agentes pode prematuramente parar o crescimento do comprimento dos ossos (fusão prematura da epífise devido aos altos índices de metabólitos do estrogênio)
·         Maturação óssea acelerada
·         Aumento na frequência e duração das ereções
·         Desenvolvimento sexual precoce e desenvolvimento extremo das características sexuais secundárias (hipervirilização)
·         Crescimento do falo (hipergonadismo ou megalofalia)
·         Aumento dos pêlos púbicos e do corpo
·         Ligeiro crescimento de barba

Há muito tempo tem sido buscado um esteroide anabólico ideal (um hormônio somente com efeitos anabólicos, sem efeitos virilizantes). Muitos esteroides anabólicos sintéticos têm sido desenvolvidos na tentativa de encontrar moléculas que produzam uma alta taxa anabólica ao invés de efeitos virilizantes. Infelizmente, os esteroides mais efetivos conhecidos para aumento de massa corporal também têm os efeitos androgênicos mais fortes.
Minimização dos efeitos colaterais
Tipicamente os fisiculturistas, atletas e esportistas que usam anabolizantes tentam minimizar seus efeitos colaterais negativos. Por exemplos, alguns aumentam a quantidade de exercícios cardiovasculares para ajudar a evitar os efeitos da hipertrofia do ventrículo esquerdo.
Alguns andrógenos vão se aromatizar e se converter em estrógeno, potencialmente causando alguma combinação dos efeitos colaterais citados acima. Durante o ciclo do esteróide, os usuários tendem a tomar um inibidor da enzima aromatase e/ou um Modulador Seletivo do Receptor de Estrógeno (MSRE); estas drogas afetam a aromatização e a ligação ao receptor de estrogênio, respectivamente. O MSRE tamoxifeno é de particular interesse, já que ele previne a ligação ao receptor de estrogênio no peito, reduzindo o risco de ocorrer a ginecomastia.
Além disso, a 'terapia pós-ciclo' (TPC) é prescrita, a fim de combater a supressão natural da testosterona e recuperar a função do HPTA (eixo hipotalâmico-pituitário-gonadal). A TPC tipicamente consiste em uma combinação das seguintes drogas, dependendo do protocolo que é utilizado:
·         Um Modulador Seletivo do Receptor de Estrógeno (MSRE), como o citrato de clomifeno e/ou citrato de tamoxifeno (esta é a droga primária da TPC).
·         Um inibidor da enzima aromatase conhecido como anastrozole.
·         Gonadotrofina coriônica humana, hCG (tem se tornado menos comum, já que hoje este hormônio é mais utilizado durante o ciclo, ao invés de depois).
O objetivo do TPC é devolver o balanço hormonal endógeno original ao corpo no menor espaço de tempo possível.
Os usuários geneticamente propensos à perda prematura de cabelo, que o uso de esteroides pode torná-la mais acentuada, têm utilizado a droga finasterida por períodos prolongados de tempo. A finasterida reduz a conversão de testosterona em DHT, esta última tendo um potencial muito maior de causa alopécia (ausência de pêlos). A finasterida não tem utilidade nos casos em que o esteroide não é convertido em um derivado mais androgênico.
Como alguns anabolizantes podem ser tóxicos para o fígado ou podem causar aumentos na pressão sanguínea ou colesterol, muitos usuários consideram ideal fazer frequentes testes sanguíneos e de pressão sanguínea para ter certeza de que seus níveis de pressão e colesterol ainda estão nos níveis normais. Como os anabolizantes podem aumentar o colesterol, eles podem, consequentemente, aumentar o risco de um ataque cardíaco em seus usuários. Logo, geralmente é considerada obrigatória para todos os usuários a realização testes sanguíneos enquanto estiverem utilizando os anabolizantes.

Tráfico ilegal de esteroides anabolizantes
Como os anabolizantes são geralmente consumidos em países diferentes dos quais eles são produzidos, eles devem ser contrabandeados através das fronteiras internacionais. Como a maioria das operações de tráfico, uma operação sofisticada do crime organizado está envolvida, frequentemente em conjunto com outros tipos de contrabando (incluindo outras drogas ilegais). Ao contrário dos traficantes de drogas recreacionais psicoativas como maconha e heroínas, não há muitos casos retratados de traficantes de anabolizantes sendo presos. A maioria destes consegue obter a droga através do mercado negro, e mais especificamente, farmacêuticos, veterinários, e médicos.
Os anabolizantes comprados do mercado negro podem ser falsificados ou originalmente produzidos para uso veterinário. O que por si só não vem a ser perigoso, exceto pelo fato de que esses medicamentos são produzidos e manuseados em ambientes menos estéreis, já que o seu destino seria os animais.

 

Produção

Os anabolizantes precisam de processos farmacêuticos sofisticados e equipamentos avançados para serem produzidos. Por esse motivo, são fabricados por companhias farmacêuticas legítimas ou laboratórios "underground" (ilegais) com uma grande infraestrutura. Os mesmos problemas comuns que estão presentes no tráfico ilegal de drogas (como as substituições químicas, cortes e diluição) também afetam os esteroides anabolizantes, e esses processos podem tornar sua qualidade questionável ou perigosa para o consumidor final.
Nos anos 1990 a maioria das fabricantes americanas como Ciba, Searle e Syntex pararam de produzir e de divulgar os esteroides anabólicos dentro dos Estados Unidos. Entretanto, em muitas outras regiões, particularmente a Europa Oriental, eles ainda são produzidos em grande quantidade. Os anabolizantes europeus são a origem de muitos dos esteroides vendidos ilegalmente na América do Norte. No entanto, os esteroides anabólicos ainda estão sendo amplamente utilizados para fins veterinários, e muitos dos anabolizantes ilegais são fabricados, de fato, para fins veterinários.

 

Distribuição

Nos Estados Unidos e Canadá, os anabolizantes são comprados assim como qualquer outra droga ilegal através de "traficantes" que conseguem obter as drogas de diversas fontes, embora a maioria dos usuários preferiria comprar legalmente as drogas mas não podem pois as leis restritivas são contra a posse de esteroides. Anabolizantes falsificados são uma solução comum para a falta de disponibilidade legal nos Estados Unidos e Canadá, embora o mercado negro de importação continua no México, Tailândia e outros países onde os esteroides são mais facilmente disponíveis e, em muitos países, legalizado. Muitas pessoas produzem anabolizantes falsos e os colocam à venda na internet, o que causa uma ampla variedade de problemas de saúde.
A maioria dos esteroides anabólicos são vendidos hoje em academias, competições e através dos correios. A maior parte destas substâncias nos Estados Unidos é contrabando. Além disso, um grande número de produtos falsificados são vendidos como esteroides anabolizantes, particularmente por websites de farmácias de fachada. Além do uso recreativo dos anabolizantes, os usuários do Reino Unido têm consumido drogas ilícitas também, como a maconha e cocaína.




Curiosidades:
Lista de componentes anabólicos:
·         Testosterona
·         Metandrostenolona / Metandienona (Dianabol)
·         Nandrolona Decanoato (Deca-durabolin)
·         Nandrolona|Nandrolona Fenilpropionato (Durabolin)
·         Boldenona|Undecilenato de Boldenona (Equipoise/Equi-boost/Equifort)
·         Estanozolol (Winstrol/Wistrol V/Estrombol/Stanzol)
·         Oximetolona (Anadrol-50 / Hemogenin)
·         Oxandrolona (Anavar)
·         Fluoximesterona (Halotestin)
·         Trembolona (Fina)
·         Enantato de Metenolona (Primobolan)
·         Clorodehidrometiltestosterona (Turinabol)
·         Mesterolona (Proviron)
·         Mibolerona (Cheque Drops)
·         Clostebol (Trofodermin)








                                                    Conclusão:
Ao concluirmos esse trabalho aprendemos que o asteroides anabolizantes é o uso de drogas para aumentar a massa muscular e/ou melhorar a performance esportiva tem sido amplamente discutido e condenado nos meios de comunicação, e é sempre tema de intensos debates. Apesar disso, é surpreendente ver como pouquíssimas pessoas sabem realmente o que são essas drogas, o que elas fazem e quais são os verdadeiros efeitos colaterais, aprendemos que o uso deste podem causar risco a nossa saúde e a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário