sábado, 16 de novembro de 2013

Educação corporal 


Educação corporal, artística e cultural

 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2008, vem desenvolvendo uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, ao entender a arte e a cultura como sendo componentes essenciais à matriz do conhecimento na educação básica das escolas da rede estadual.

Nessa perspectiva, são desenvolvidos os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA), com vistas à consolidação das experiências criativas nas distintas linguagens artísticas (literária, musical, visual, fílmica, patrimonial), que sedimentam as inovações nos métodos educativos e reconstroem novas formas de aprendizagens, promovendo a autonomia estudantil na produção dos distintos saberes. Além da área cultural, a Secretaria também promove o desenvolvimento corporal, através dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp).



 

Educação corporal: treinamento da técnica esportiva

Na prática esportiva, existe componentes indispensáveis que influenciam diretamente no desempenho dos praticantes, como as habilidades físicas, psicológicas e técnicas. A prática mostra que o trabalho técnico é frequentemente negligenciado em função de um aprimoramento quase que único do condicionamento físico visando o desempenho. Mas é importante saber que o treinamento atinge a sua abrangência e o aumento adicional do desempenho vai ser influenciado de certa forma por uma técnica bem aprimorada.
Quanto mais próximo da técnica adequada do respectivo esporte maior será a eficiência do praticante, pois o mesmo irá conhecer melhor o seu corpo, em função de uma melhor consciência corporal, correção de erros posturais e biomecânicos, um menor dispêndio energético. Em outras palavras, o praticante ira realizar o gesto esportivo com grande eficácia e economia do seu potencial.
Pode parecer um pouco estranho que a sua sessão de treinamento seja composta de movimentos como elevar o joelho, chutar a própria nádega e saltitos. Porém, esses exercícios são de fundamental importância no que diz respeito à preparação técnica, pois os mesmos contribuirão para coordenação, passadas com maiores rendimentos e correção, levando aos praticantes a obter uma significativa melhora técnica.
O trabalho visando a preparação técnica da Corrida não necessita ser realizado todos os dias. Com um ou dois treinos semanais de duração igual a 15 minutos já contribui para que os praticantes venham adquirir elementos técnicos que ajudarão num gesto motor eficiente. Uma observação de grande importância é que a realização destes exercícios não se resume aos iniciantes, por mais que o praticante tenha uma vasta experiência. Estes exercícios com a finalidade de aprimorar a técnica devem ser realizados.
Por fim, técnica esportiva é entendida como os procedimentos desenvolvidos na prática que permitam a execução de uma tarefa da forma mais objetiva e econômica possível. A técnica de uma disciplina esportiva corresponde a um tipo motor ideal, que, entretanto pode ser modificado de acordo com características individuais.
Técnico e estilo
Todos sabem que quanto mais próximo da técnica especifica de um determinado esporte e em especial da Corrida mais eficaz será o seu gesto motor, porém no decorrer os praticantes passam a executar os gestos dominados com algumas particularidades, o que é chamado de estilo, que consiste na transmissão dos adeptos de suas particularidades pessoais à técnica básica.
Metodologia para a realização dos exercícios técnicos:
  • Realize os exercícios duas vezes por semana, com três séries de cada, distância compreendida entre 50 a 100m, intercalando com um trote leve com uma duração de 10 a 15 minutos.
  • Procurem realizar os exercícios em terra batida ou grama.
  • Concentre-se no momento em que estiver realizando.

  • Respeite seu corpo e procure não utilizar mecanismos de sobrecarga, como pesos nos tornozelos.

Ao Correr:


  • Procure manter o tronco ereto, olhar fixo para frente, o que reduz a tendência de correr balanceando-se a cabeça e o tronco,
  • Os braços devem estar paralelos ao corpo, 75º a 90º de flexão de cotovelo trabalhando coordenadamente com as passadas,

  • Procurar manter as passadas ajustadas, pois darão um maior rendimento,

  • Por fim, procure correr de forma descontraída, da cabeça aos pés, inclusive com descontração facial, o que lhe assegurará retardamento para um estágio de fadiga, além indiscutível aumento de rendimento.


 

                                                                                                                           

      




Nenhum comentário:

Postar um comentário