a historia do badminton
A peteca oficial de badminton tem 15 penas de ganso, que pesam apenas 6 gramas, mas para o nível amador, normalmente, a peteca é feito de Nylon e geralmente tem uma cor amarelo limão.
A rede fica a 1,55 metros do chão. É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede.
O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária.
Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que
deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a
volante para fora da quadra, perde a jogada. Os pontos são corridos e
para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de 2 pontos do
adversário. O primeiro jogador a atingir 25 pontos ganha o jogo. O
"game" pode chegar no máximo de 40 pontos, caso os jogadores empatem em
39 a 39 o jogo é prolongado para 45 pontos .
O jogo tem duração máxima de cinco parciais, o famoso melhor de
cinco. Existe o intervalo de 5 minutos entre os games e o intervalo de
2 minuto quando alcançado os primeiros 20 pontos de um jogador por
"game". Ganha o jogo quem vencer 3 parciais.
A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam Badminton.
O Badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado
individualmente ou em pares, sendo disputado num “court” por dois ou
quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O “court” é
dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam
raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O
objectivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando
as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário - acção
ofensiva - e impedir que o volante toque no seu próprio campo - acção
defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer
dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir
primeiro os 40 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo
é dirigido por quatro árbitros, sendo um o juiz-árbitro, um árbitro, um
juiz de serviço e um juiz de linha. O campo de jogo de Badminton deve
ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo
singulares) e 6,10 metros (jogo pares).
Campo Badminton: 1-Linha lateral pares 2-Linha lateral singulares
3-Linha central 4-Linha serviço curto 5-Linha serviço longo pares
6-Linha serviço longo singulares 7-Rede
REGULAMENTO Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o
árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode
escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa
que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo. Jogadores: O
jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e
por dois jogadores de cada lado, no caso de pares. Duração e
interrupções de jogo: O jogo de Badminton não tem duração previamente
definida. Quando um dos lados chegar a 11 pontos haverá um intervalo de
60 segundos. Entre jogos é permitido um intervalo de 120 segundos.
Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 sets de 21 pontos, com
pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho
pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos.
Se a pontuação for de 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que
ganhar o ponto seguinte. Num serviço correcto: • Nenhum dos lados
deverá causar um atraso indevido na execução do ser¬viço; tanto o
servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de
serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de
ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a
superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja
executado: • A raqueta do servidor deverá contactar, inicialmente, a
base do volante enquanto toda a cabeça da raqueta estiver posicionada
abaixo do nível da cintura do servidor.
AS REGRAS DO BADMINTON
1) Para começar o jogo:
- com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio. O vencedor
tem a opção de servir (sacar), receber ou optar por um dos lados da
quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes
do início do jogo.
2) Posição na quadra no começo de um game :
- a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no
lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro
lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na
diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em
qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.
3) Posição de quem serve:
- se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito
do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da
quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece
servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.
4) Serviço:
- os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal,
como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X. O
serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo
lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca
obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra
adversária - Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador,
devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua
esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do
ponto, o serviço passa para o lado adversário.
- o recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.
Quem serve tem que:
manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão;
acertar a base da peteca primeiro;
a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada;
o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo;
o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço.
5) Durante o jogo:
- se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally), ele marca um
ponto, mudando o lado do serviço e continuando a servir. Se ele perde o
rally, seu oponente marca um ponto e passa a servir. Nos jogos em
duplas, se a dupla servidora ganhar o rally, um ponto é marcado e o
servidor muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o
serviço passa para a dupla adversária.
6) Servindo ou recebendo do lado errado:
- se um erro de área de serviço for cometido, o erro não será
corrigido e o jogo continuará sem mudança na área de serviço dos
jogadores.
7) O let ocorre quando:
- ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra.
8) Será considerado falta:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo;
b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca);
e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do recebedor receber o serviço;
h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.
- obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
9) Fim do jogo:
- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o
que ganhar dois games primeiro.
Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em
20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo
empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos.
O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da
quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa
servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e
continua servindo no décimo primeiro ponto.
10) Tempo durante o jogo:
- sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundo é concedido. Esta regra vale para qualquer game.
- nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game (se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.
11) Quadra:
O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que
ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar.
Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o
ar, o que atrapalharia o jogo.
O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas
marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou
amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não
deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as
paredes de fundo).
A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela
deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores
fiquem no mesmo alinhamento dos postes. a rede pode ser fixada em
postes ou em suportes fora da área da quadra.
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